1) Se eu entrar com ação contra branco/financeira ficarei com meu nome sujo na indústria financeira?
Esta dúvida existe há muitos anos, mas não tem nada disto. Se alguma instituição financeira negar um crédito com base num processo qualquer poderá ser processada por danos morais e materiais. Então, esse “cadastro sujo” é lenda. Lenda urbana. Esqueça disto.
Depende muito. Há ações que se resolvem em poucos meses, por exemplo, a devolução de um lote urbano é relativamente rápida. Em seguida tem o cumprimento de sentença. Se não houver grandes divergências nos cálculos apresentados, não deverá demorar. Mas em outros casos que são mais comuns (execução de título extrajudicial, busca e apreensão e monitória) as instituições financeiras criarão as mais diversas dificuldades para que não se forme jurisprudência contrária a elas. Então, a chance de demorar é grande. Outra varável é se será na justiça estadual ou federal, o que varia bastante.
Há diversos escritórios que trabalham no êxito da ação, o que não é o nosso caso. Cobramos uma entrada e um percentual sobre o proveito econômico ao final do processe, geralmente de 20,00%.